A Câmara Municipal de Alcoutim integrou 15 habitantes do concelho ao abrigo da Medida Emprego-Inserção, do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP, I.P.), todos eles em situação de desemprego e/ou desemprego com subsídio de inserção social, para a execução de trabalho socialmente necessário na área dos serviços gerais. Os contratos celebrados têm a duração de 12 meses e não garantem qualquer vínculo definito ao Município.
Esta medida do IEFP, I.P. visa a promoção da empregabilidade de pessoas desempregadas, de modo a preservar e a melhorar as suas competências socioprofissionais, através da manutenção do contato com o mercado de trabalho. Junta-se a este a estimulação do contato dos desempregados com outros trabalhadores e atividades, evitando assim o risco do seu isolamento, desmotivação e marginalização.
O Município de Alcoutim tem assumido de forma concertada, estratégica e sustentável um conjunto de políticas de inserção na vida profissional, numa lógica de rede, em estreita colaboração com as Freguesias, instituições de natureza associativa e empresas locais, procurando potenciar a utilização racional dos diversos programas existentes no âmbito do emprego e da formação profissional e satisfazer os diversos tipos de público que demandam estas entidades na procura de oportunidades de trabalho, recorrendo ao financiamento das medidas de emprego executadas pelo IEFP, I.P. Desde a tomada de posse do atual Executivo Municipal, estes mecanismos têm sido encarados como instrumentos potenciadores para os jovens recém-licenciados do concelho, permitindo oferecer-lhes oportunidades que (infelizmente) são raras face às características do tecido empresarial existente. Desta forma, contribui-se ativamente para a redução dos valores do desemprego registados, quer em Alcoutim, quer em outros concelhos do Algarve.