Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, e Vasco Marreiros, presidente da Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur (ADPHAA) assinaram, no dia 26 de janeiro, um Protocolo de Cooperação para a Investigação e Valorização Histórico-Arqueológica e Cultural entre as duas entidades, num ato que contou igualmente com a presença de José Marreiros, vice-presidente da ADPHAA. O protocolo visa formalizar uma relação que na prática e efetivamente tem vindo a unir as duas instituições e os seus técnicos numa frutuosa colaboração em torno da investigação histórico-arqueológica do território sudoeste, com resultados públicos e de verdadeiro alcance social.
De referir, como exemplos concretos desta colaboração, a troca de informação bibliográfica, o empréstimo de materiais expositivos para a exposição «A escola dos nossos pais», que teve lugar no Arquivo Municipal de Vila do Bispo em 2014, a produção de um artigo sobre o Forte de Nossa Senhora da Encarnação (Carrapateira), da autoria do técnico municipal Artur de Jesus, publicado no n.º 6 da revista «Al-Rihana», bem como a  entrega de materiais arqueológicos à guarda da ADPHAA mas provenientes do concelho de Vila do Bispo. Recorde-se ainda que a ADPHAA entregou recentemente à Câmara Municipal quatro peças cerâmicas datadas do séc. XVII, recolhidas em redes de pesca ao largo do Cabo de São Vicente. Estas peças inauguraram a iniciativa «A História do Mês», e encontram-se expostas no Centro de Interpretação de Vila do Bispo até dia 30 de janeiro.
No âmbito do Protocolo e num futuro próximo, encontram-se previstas outras ações, designadamente o intercâmbio em passeios culturais, destinados às comunidades seniores, e a organização dos Encontros de Arqueologia, História e Estórias da Costa Vicentina.

publicado às 10:10


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D