Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






O Município de Olhão aprovou, na reunião de câmara do passado dia 22 de outubro, a redução dos juros de mora das rendas em atraso por parte dos beneficiários de habitação social do concelho, passando a ser cobrados juros de 5,5 por cento em vez dos anteriores 15 por cento. A dívida vencida foi perdoada e agora quem usufrui deste benefício deve cumprir as regras. Depois de a Câmara ter declarado a caducidade do valor da dívida vencida (cerca de 150 mil euros) deixando, portanto, de cobrar a mesma, também decidiu que a dívida não vencida teria juros de mora mais baixos para todos e não apenas para os novos contratos.
Esta alteração está incluída no novo Regulamento de Atribuição e Gestão das Habitações Sociais e está de acordo com os juros de mora aplicados para as dívidas ao Estado e outras entidades públicas. A justiça social que se pretende imprimir com esta medida prevê que as rendas sejam pagas em função dos rendimentos e do respetivo agregado familiar. Nesse sentido, a Autarquia vai diligenciar no sentido de dialogar com os inquilinos que têm dívidas de modo a que possam pagar segundo as suas possibilidades.
Refira-se que uma parte da dívida de longo prazo da Câmara de Olhão (cerca de seis milhões de euros) está relacionada com a construção de habitação social no concelho, havendo atualmente 720 habitações sociais. Para que haja cada vez maior rigor está a Autarquia, neste momento, a envidar esforços no sentido de responsabilizar os cidadãos que usufruem deste benefício que é propriedade do Município e um custo para todos os olhanenses. “É essa a equidade social que se pretende para todos os cidadãos deste concelho”, refere o presidente da Câmara António Miguel Pina.

publicado às 11:46



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D