O Festival da Caldeirada e do Petisco do Mar de Armação de Pêra começa no dia 20 de junho e a XVI edição deste evento organizado pela Câmara Municipal de Silves, com o apoio da Junta de Freguesia local, conta com algumas inovações. Desta feita, o destaque não vai apenas para o prato emblemático da gastronomia desta vila – a caldeirada -, mas sim para todos os petiscos que têm origem no mar e que poderão atrair os visitantes a experimentar a sua grande diversidade culinária tradicional.
A pensar precisamente nisso, a organização criou um pequeno passaporte que permitirá aos seus portadores usufruir de um sorteio de um fim de semana (em regime de Alojamento e Pequeno Almoço) numa das unidades hoteleiras de Armação de Pêra. A todos os participantes que completem as quadrículas do passaporte será ainda oferecido um bilhete diário que dará acesso à entrada na Feira Medieval de Silves. Aos clientes que se juntarem ao festival e que elejam a caldeirada como prato principal da sua refeição será entregue um cupão que, depois de preenchido, deverá ser entregue, juntamente com a fatura da refeição, no restaurante aderente. O sorteio será realizado no dia 21 de Junho, pelas 15h, na junta de freguesia de Armação de Pêra, sendo os vencedores oportunamente anunciados no portal e facebook da CMS.
Presentes no evento estarão 16 restaurantes: A Grelha, Arte Náutica, Cantinho do Mar, Casa d’Avó, Cervejaria Almadrava, Churrasqueira Balbino, Churrasqueira O Casarão, Estrela-do-mar, Marisqueira Hera, O Fernando, O Pelintra, O Silvense, O Walter, Pôr-do-sol, Rocha da Palha e Tasquinha dos Pescadores. Outro dos grandes destaques do evento será a presença da RTP, com o programa VERÃO TOTAL, feito em direto a partir do antigo Mini Golf (frente de mar), no dia 20 entre as 10h e as 18h.
Ainda no dia 20, o evento contará com a presença do Grupo Etnográfico Amigos do Montenegro, que entre as 19h e as 23h animará os restaurantes e zona envolvente. No dia 21, para além de voltar o Grupo Etnográfico Amigos do Montenegro (12h-15h30), a vila será animada pela arrudada do grupo de precursão Percutunes, que entrará na frente de mar junto ao Hotel Holiday Inn às 21h30 e prosseguirá até à Lota. Animação de rua (andas gigantes, malabarismo, bicicleta cómica, magia da rua) também será uma constante junto dos restaurantes participantes e nas ruas envolventes.
No dia 22, último dia do evento, o Grupo Etnográfico Amigos do Montenegro regressa entre as 12h e as 15h30 e as 19h e as 23h. Na Fortaleza, pelas 21h30, o grupo de música popular portuguesa Cante Andarilho atuará e logo após o espetáculo serão entregues as lembranças a todos os restaurantes participantes pelo Executivo Camarário.