Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




No âmbito do programa «Dieta Mediterrânica Todo o Ano» realiza-se, no dia 28 de março, entre as 9h30 e as 17h30, em Cachopo, o passeio de interpretação do território e dos saberes «Entre Montes e Serranias». Sob a orientação de Jaquelina Covaneiro (arqueóloga), Luísa Ricardo (antropóloga), Otília Cardeira (dinamizadora e animadora turística local) e os habitantes das comunidades locais do Montinho do Cravo, Alcaria Pedro Guerreiro e Mealha, o passeio visa dar a conhecer a presença humana ancestral e atual na freguesia.
A visita prevê um percurso pelo cerro da Masmorra e Mealha, onde será possível descobrir testemunhos arqueológicos megalíticos e vestígios da atividade moageira, assim como saber mais acerca da paisagem agro-pastoril. O passeio integra ainda um piquenique de produtos locais (pão, queijo fresco, azeitonas, ovos, enchidos, mel, fruta, compotas, vinho, agua e chá). Esta atividade conta com os apoios da Junta de Freguesia de Cachopo, do Centro Paroquial de Cachopo e da Associação IN LOCO.
«Dieta Mediterrânica Todo o Ano» é um programa de atividades de salvaguarda da Dieta Mediterrânica que visa divulgar as múltiplas dimensões do estilo de vida e da paisagem cultural mediterrânica, tendo por base o seu carácter cíclico. O programa integra passeios de interpretação do território, demonstrações, sessões de desenho e oficinas em torno dos saberes-fazeres mediterrânicos. As atividades são promovidas pelo Município de Tavira e contam com a colaboração dos habitantes locais e parcerias com outras instituições, integrando o saber empírico e o saber científico.

publicado às 13:17


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D