308 mil euros é o valor que a Associação de Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo vai receber, por ano, da autarquia local, de acordo com uma adenda ao protocolo de colaboração permanente entre ambas as entidades assinado, no dia 19 de março, por Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal, e Carlos Costa, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários. O valor destina-se ao funcionamento da Associação Humanitária e será atribuído em 14 prestações mensais, sendo que a 13ª e a 14ª serão transferidas nos meses de junho e dezembro de cada ano. O documente prevê ainda a atribuição de um apoio anual de 10 mil euros para a aquisição de fardamento.
Também no dia 19 de março foi assinado um protocolo de colaboração entre as mesmas entidades onde se definem os termos e condições que regulam a relação de colaboração, a estabelecer entre o Município e a Associação, tendo em vista a utilização de uma viatura de transporte de passageiros com mobilidade reduzida, por parte dos Bombeiros Voluntários. A compra deste veículo representa um investimento superior a 36 mil e 769,82 euros, montante este que será comparticipado em 75 por cento por fundos comunitários, garantindo o Município os restantes 25 por cento.
Recorde-se que a aquisição desta viatura por parte da autarquia insere-se no âmbito de uma candidatura efetuada ao PRODER, à medida 3.2.2 – Serviços Básicos para a População Rural, para a «Aquisição de Viaturas». Apesar das dificuldades económicas sentidas pela autarquia, esta já atribuiu mais de um milhão e meio de euros em equipamentos e apoios à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo nos últimos anos.