Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





As novas estruturas para venda em Lagos começaram a ser colocadas, no dia 19 de maio, ao longo da Avenida dos Descobrimentos, com o objetivo de retirá-las do centro histórico da cidade e valorizar o comércio local. Esta área foi sempre de difícil resolução e a presidente da Câmara Municipal, Maria Joaquina Matos, reconhece que “é necessário conciliar todos os interesses em presença, ou seja, os dos vendedores, os do comércio local e os da população em geral”.
O que se tem observado nos últimos anos é a existência de uma crescente venda ambulante desregulada e desordenada, principalmente no Centro Histórico da cidade, situação que a autarquia tem tentado minimizar. Neste sentido foi consensualizado, há cerca de dois anos, entre o anterior executivo e os vendedores, a colocação de 25 quiosques ao longo da Avenida, atribuídos por sorteio. É também do conhecimento geral que o atual executivo defende que as estruturas a instalar na Avenida dos Descobrimentos - uma das zonas mais nobres da cidade -, deverão ser integradas na paisagem e na traça urbana, sendo preferencialmente, amovíveis, de porte mais leve e obedecendo a uma linha que não desvirtue as formas da avenida. Assim sendo, por decisão da autarquia, em concordância com os vendedores, começaram a ser colocadas ao longo da Avenida 20 estruturas brancas amovíveis, com a dimensão de 3m x 3m.
Trata-se de uma solução cuja avaliação será feita no final de Outubro, numa reunião em que se espera poder contar com a participação dos vendedores, da DOCAPESCA – entidade que tutela o espaço, das associações de comerciantes de Lagos (PROLAGOS e ACRAL) e dos órgãos autárquicos municipais. “O que não podemos ter é uma ocupação do Centro Histórico de Lagos sem regras e completamente desordenada. Estamos a trabalhar para que essa situação não se volte a repetir, até porque também fazemos questão de valorizar o nosso comércio local”, frisou Maria Joaquina Matos.

publicado às 14:14



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D