Na última época desportiva, a Câmara Municipal de Lagos investiu, no apoio ao associativismo desportivo, um total de 370 mil e 344,44 euros, seja respeitante a instalações desportivas, cedência de viaturas municipais ou outros apoios logísticos e, para a época de 2014/2015, prevê-se a manutenção destas verbas. No documento que plasma as Grandes Opções do Plano para 2015, ficou assente de que se iria manter o apoio à prática federada (vertente competitiva oficial), através das linhas de apoio ao associativismo desportivo a estabelecer para cada época (que prevê apoios ao nível da cedência de instalações desportivas para treinos e competições, transportes e apoios logísticos), apostando igualmente num esforço de alargar a prática de exercício físico a todas as idades, a partir do Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, e a vários grupos etários da população, visando criar hábitos de um estilo de vida saudável.
Em 2014, estes objetivos foram conseguidos e a aposta é que a sua concretização se volte a repetir neste ano de 2015. Têm contribuído para alcançar estes objetivos, entre outros, os seguintes fatores e projetos: a articulação com a empresa municipal Lagos-em-Forma; a atividade dos clubes desportivos locais; as parcerias que têm sido estabelecidas com as federações e associações das várias modalidades e com entidades públicas (ex. IPDJ) e a dinamização de projetos educativos na área desportiva e de saúde junto dos estabelecimentos escolares (Crescer em Movimento; Expressão e Educação Físico-Motora; Atividades de Enriquecimento Curricular; Escola Ativa); a dinamização de projetos e infraestruturas na vertente da saúde e lazer (Saúde em Movimento; Centro de Marcha e Corrida; Circuito Concelhio em Atletismo; Percursos pedestres e circuito de manutenção e Marchas/Passeio e/ou Marchas-corrida).
Em termos financeiros, no ano transato, o apoio respeitante a instalações desportivas cifrou-se nos 332.577,32 euros e a cedência de viaturas municipais implicou o custo de 37.767,37 euros, a que se somaram outros apoios logísticos. Nestes últimos, foi prestado apoio a 44 eventos - 26 previstos e 18 extras - realizados em instalações desportivas, nas sedes dos clubes e em espaços ao ar livre). Do balanço feito à época desportiva passada, os serviços da autarquia responsáveis por esta área afirmam que os objetivos traçados foram alcançados sem que a resposta às necessidades da prática desportiva dos clubes (em termos de treinos, de competições oficiais e ao nível do desenvolvimento das suas atividades) tivesse sido afetada.