No âmbito da geminação entre Albufeira e a cidade do Sal, Carlos Silva e Sousa recebeu uma delegação daquele município cabo-verdiano, composta por Jorge Figueiredo, presidente da Câmara Municipal da Ilha do Sal, e pela vereadora da Juventude, Relações Públicas e Internacionais, Lucete Santos. A visita cumpriu os objetivos há muito traçados de reforço da geminação e dos laços de amizade existentes entre os dois municípios, mas serviu também para encontrar novas formas de cooperação. “Pretendemos reativar o protocolo que nos une a Sal há quase duas décadas e colocar algumas questões em agenda para que possamos continuar a aproximar estas duas culturas”, afirmou o autarca albufeirense.
Após a receção de boas-vindas nos Paços do Concelho de Albufeira, a delegação do Sal deslocou-se ao centro histórico da cidade, onde visitou o Museu Municipal de Arqueologia, a Capela da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e as instalações do antigo hospital da cidade, que está a ser alvo de uma intervenção com vista à criação de um polo de formação. No decurso da visita, Jorge Figueiredo fez questão de frisar que “desde a década de 90 Albufeira e Sal mantêm uma relação muito próxima, pautada por uma parceria bastante dinâmica que nos apraz”. O autarca do Sal salientou ainda que esse relacionamento “não é apenas de protocolo, mas de amizade entre os povos”, tendo já atravessado diversos executivos.
Recorde-se que os Municípios de Albufeira e Sal estão geminados por Acordo de Cooperação desde 26 de setembro de 1997, no âmbito do qual foram estabelecidos diversos protocolos, com destaque para a construção da Ludoteca «Albufeira» na ilha cabo-verdiana, a doação regular de material didático, o apoio no desenvolvimento de equipamentos públicos e sociais, como é o caso da Casa dos Pescadores, na localidade de Palmeira e do Centro Cultural Multiusos, na localidade de Pedra do Lume, destinado a equipamentos para Saúde, Cultura e Lazer. A Autarquia de Albufeira doou ainda materiais para Saneamento e Recolha de Resíduos Sólidos e estabeleceu um Protocolo de Cooperação com a Fundação para o Desenvolvimento da Universidade do Algarve e a Câmara do Sal, com vista à atribuição de bolsas de estudo aos alunos de Sal (Bacharelato, Licenciatura, Mestrado e Doutoramento), em que são suportadas anualmente diversas Bolsas de Estudo para aqueles alunos.
Entretanto, no extremo do sotavento, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António assinou um memorando de entendimento com a Câmara Municipal do Sal com o objetivo de implementar a primeira semana cultural VRSA - Sal e de ampliar as parcerias nas áreas da saúde e medicina desportiva. O memorando de ações foi desenvolvido durante a visita de uma comitiva cabo-verdiana ao município de VRSA, composta, entre outros elementos, pelo presidente da Câmara do Sal, Jorge Figueiredo, e pela vereadora responsável pala área da Juventude e Relações Internacionais, Luceth Santos.
As iniciativas em plano destinam-se a aprofundar o protocolo de geminação assinado entre VRSA e o Sal no ano de 2009 e englobam a partilha de conhecimentos nas áreas da assistência à primeira infância e terceira idade e a promoção de atividades destinadas ao desenvolvimento do turismo desportivo. Em perspetiva está igualmente a troca de experiências com vista à prestação de cuidados médicos baseados em protocolos com os Serviços Médicos Cubanos, promovendo a colocação de profissionais de saúde em locais com carência de recursos humanos. “Depois de cinco anos de geminação, onde desenvolvemos importantes colaborações ao nível da ação social e educação, vamos partir para uma nova etapa desta parceria, cujo projeto de maior visibilidade será a implementação de uma semana cultural conjunta onde teremos oportunidade de aprofundar as referências comuns ao nível da arte, gastronomia, cultura, arquitetura, entre outros domínios. Por outro lado, estamos em condições de iniciar parcerias ao nível da saúde e do turismo desportivo, tendo em consideração as excelentes condições naturais e as infraestruturas de ambos os municípios para a prática de desportos de alta competição durante todo o ano”, explicou Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA.