Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





No passado dia 11 de julho, a Associação Recreativa e Cultural «Azinhal» inaugurou a sua sede social, numa cerimónia bastante participada, que contou com a presença de sócios e dirigentes da agremiação, assim como do Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral e do Presidente da Junta de Freguesia, António Baltazar Martins. Integrada nas comemorações do 17.º aniversário da associação, a cerimónia de inauguração teve início com o descerrar de uma placa alusiva à efeméride, seguindo-se um conjunto de intervenções do Presidente da Assembleia-Geral, Vítor Rosa, do Presidente da Junta de Freguesia de Azinhal, do Presidente da direção, Jorge Martins e do Presidente da Câmara Municipal.
Foi perante uma plateia de gente feliz, que ocupou por completo o pequeno auditório da ARCA, que o presidente da Direção, Jorge Martins falou da importância da inauguração da sede social da associação, enquanto espaço de união e coesão da comunidade do Azinhal, mas também como um meio privilegiado da promoção da cultura e do desporto no nordeste algarvio. Segundo disse, tudo começou há 18 anos, quando os jovens da terra quiseram realizar um torneio de futebol e perceberam a necessidade de criar uma associação que pudesse responder aos sonhos e desejos dos jovens da aldeia. “A sede que inauguramos traz-nos responsabilidades acrescidas. Queremos dar corpo a um plano de atividades ambicioso, no qual acreditamos poder contar com os sócios e a população para dar vida e dinamismo ao Azinhal. Gostaria ainda de sublinhar o apoio da Câmara Municipal, que foi decisivo para a aquisição do imóvel, o mesmo é dizer para a concretização de um sonho, que a todos nos irradia de felicidade”, disse.
A finalizar, interveio o Presidente da Câmara, Francisco Amaral, que deu os parabéns à direção da ARCA pela inauguração da sede social e pelo trabalho realizado em prol da juventude do Azinhal. “Sei bem o que é lutar pelo associativismo e o que é estar à frente de uma associação, muitas vezes com a incompreensão dos outros. Há 20 anos, no concelho de Alcoutim, sem apoios institucionais, fui eu que realizei os primeiros torneios de futebol e a Feira de Artesanato. Esta é uma obra invejável. Um espaço muito digno que, decerto, vai ajudar os jovens da freguesia, contribuindo para o desenvolvimento do Azinhal e estimular a criação de emprego. A ARCA, tal como todas as associações locais poderão sempre contar com o apoio da Câmara Municipal, pois só numa comunhão de esforços poderemos ter um associativismo mais forte e um concelho mais solidário”, concluiu.
A sede social da Associação Recreativa e Cultural «Azinhal» representou um investimento de 75 mil euros, sendo que 75 por cento do investimento total é financiado pelo programa comunitário PRODER e os restantes 25 por cento custeados pela Câmara Municipal de Castro Marim. O equipamento está instalado numa antiga casa da aldeia do Azinhal, um dos mais belos exemplares da arquitetura popular, que foi recuperada e adaptada às necessidades da associação, integrando diversos espaços como o «Conhecimentos», dedicado à informação e ao conhecimento, que inclui internet, biblioteca e escola de saberes; o «Culturas», que dispõe de um pequeno auditório, tendo em vista uma nova oferta cultural na freguesia (debates, workshops, cinema, concertos, teatro, seminários); uma área de exposições ligadas ao mundo rural e a criação de um Centro de artes e ofícios, onde se pretende que os artesãos possam transmitir os saberes tradicionais aos mais novos.

publicado às 10:02



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D