Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Martim Longo recebe, em setembro, a 4ª edição do concurso «Aromas e Sabores com Figo da Índia», visando a promoção dos produtos locais, a divulgação das tradições gastronómicas e a sustentabilidade social e económica do concelho de Alcoutim. A organização do evento está a cabo da Câmara Municipal de Alcoutim, da Junta de Freguesia de Martim Longo, da APROFIP – Associação de Produtores de Figo da Índia Portugueses e da ADECMAR – Associação de Desenvolvimento Etnográfico Cultural de Martim Longo.
Tendo como mote principal a sensibilização das populações para a importância estratégica dos produtos endógenos, como o figo da Índia, o mel, a alfarroba, a amêndoa e a bolota, no contexto do desenvolvimento do Nordeste Algarvio, o concurso pauta pelo incentivo à inovação e ao empreendedorismo de modo a aproveitar os produtos autóctones e a sustentabilidade local, valorizando os saberes milenares da Dieta Mediterrânica. Cada concorrente poderá apresentar apenas uma receita original e serão admitidas as que contenham na sua confeção o fruto figo da Índia numa percentagem igual ou superior a 30 por cento.
Estas serão depois avaliadas por um júri composto por chefs internacionais e representantes da Confraria dos Gastrónomos do Algarve. O primeiro classificado ganhará um jantar para duas pessoas, no restaurante S. Gabriel, na Quinta do Lago, em Almancil e um prémio pecuniário no valor de 250 euros. Ao segundo classificado cabe o prémio de um fim de semana para duas pessoas, no Hotel Hilton, em Vilamoura. O terceiro classificado receberá um fim de semana para duas pessoas, com pequeno-almoço incluído, no Hotel Apartamento do Golf, em Vilamoura (exceto os meses de junho, julho e agosto). Além destes, haverá o prémio inovação, que oferece um fim de semana na Pousada da Juventude de Alcoutim e um passeio de barco no rio Guadiana.

publicado às 21:51



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D