Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Armazém do Espingardeiro reabre ao público

por Daniel Pina, em 17.07.14


Depois de algum tempo encerrado, o Armazém do Espingardeiro volta a reabrir as suas portas para dar a conhecer a Evolução Urbana da Cidade de Lagos. Nesta edificação militar, que integrou o complexo de estruturas militares de Lagos de meados do séc. XVII, foi recuperada, pela Câmara Municipal, a sua traça original, tendo-se tornado, a partir de outubro de 2008, no Centro de Interpretação da Evolução Urbana da Cidade de Lagos, com o propósito de servir a comunidade e dar a conhecer também aos visitantes a sua evolução e desenvolvimento temporal.
Para complementar o discurso expositivo já existente serão colocadas algumas peças provenientes do Museu Municipal retratando fases como o período romano, árabe, medieval, moderno e contemporâneo. Recorde-se que a construção deste edifício, que remonta a 1665, deve-se a D. António de Almeida, governador do Reino do Algarve até 1667. Estabeleceu-se aqui a Selaria e mais tarde a Oficina e Armazém do Espingardeiro. É um edifício de gaveto, de alvenaria de pedra, que integrou o complexo de estruturas militares de apoio à guarnição da cidade, conhecidas por Quartel da Coroa. A sua planta quadrangular, de um só piso e telhado de tesouro, mostra-o muito amplo. Na posse do Exército até 1980, foi destinado nas últimas três décadas a vários projetos de recuperação e funcionalidade.
Atualmente, conta-nos a história da evolução de Lagos, através de um conjunto de salas, cada uma subordinada a um tempo desta evolução, nomeadamente a «Evolução Urbana - Dos tempos de Roma aos Medievais e Descobrimentos», a «Evolução Urbana – Dos Tempos Modernos» e, por fim, a «Evolução Urbana – Do nosso tempo», que é dedicada ao século XVIII até aos nossos dias. O conteúdo deste importante núcleo museológico é dedicado à vida e extensa obra do Arquiteto Rui Mendes Paula.

publicado às 21:25



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D