O Conselho Local de Ação Social – CLAS – de São Brás de Alportel, que integra todos os membros da rede Social do Concelho, aprovou, no dia 15 de janeiro, a Carta Social de São Brás de Alportel para o período 2015-2020. Trata-se de um documento fundamental de diagnóstico e planeamento, elaborada com base numa análise exaustiva do território e das dinâmicas da população, com recurso aos mais diversos agentes, com vista a definir as ações prioritárias para o desenvolvimento social do município.
Num trabalho que procurou envolver os mais diversos atores locais, foi realizado numa 1ª fase o diagnóstico do concelho em termos da sua população, educação, dinâmicas económicas, saúde, equipamentos sociais e grupos vulneráveis e a territorialização dos problemas sociais; numa 2ª fase foram definidos os mecanismos de resposta a esses problemas tendo em consideração os recursos e as potencialidades locais existentes. Atendendo aos atuais cenários de risco de vulnerabilidade social, ao aumento das situações de pobreza e às necessidades sociais no território, a Carta Social tem por missão conduzir a uma atuação concertada entre os diferentes atores do território, que permita garantir o bem-estar da população residente no concelho, mediante uma maior eficiência na utilização dos recursos e uma intervenção multidimensional que dê resposta à complexidade dos problemas sociais emergentes.
Para cumprir os seus objetivos, a Carta Social orienta o seu programa de ação a partir de três Eixos Estratégicos: Promover e estimular o empreendedorismo, a economia e o emprego local; Atuar de forma integrada sobre grupos e territórios de exclusão; Consolidar as respostas sociais existentes. O fomento do emprego e da economia local são assumidos como eixo prioritário, num plano que busca a sustentabilidade social do território, numa intervenção integrada. Ações que pretendem estimular o empreendedorismo, as medidas de apoio à fixação de empresas e o reforço das competências da população adulta para melhorar o seu potencial de integração no mercado de trabalho são, por isso, exemplo das muitas ações previstas na Carta Social 2015-2020.
O avanço das situações de pobreza decorrentes do agravamento das condições de vida gerados pelo cenário económico atual, com novas situações de vulnerabilidade em grupos tradicionalmente não pobres impõe novas soluções e as preocupantes tendências de envelhecimento da população e a desertificação humana nos locais periféricos do concelho, sobretudo na área serrana, são outras preocupações a exigir novas apostas. Com um olhar atento sobre o presente, a Carta Social de São Brás de Alportel procura dar resposta às necessidades da população e, numa visão de futuro, promover o desenvolvimento social sustentado.