Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Alcoutim defende SNS no Algarve

por Daniel Pina, em 22.08.14


O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim participa na tribuna pública em defesa do Serviço Nacional de Saúde, promovida por profissionais do setor, em Faro, no dia 22 de agosto. Nos últimos meses, Osvaldo Gonçalves tem lutado contra o encerramento da extensão de saúde de Vaqueiros, que apanhou de surpresa o atual Executivo Municipal após a sua eleição em outubro de 2013.
A freguesia de Vaqueiros é a mais extensa do concelho de Alcoutim, com meio milhar de habitantes, espalhados por 145,63 km2, em 30 montes dispersos. Esta população, maioritariamente idosa e com baixos rendimentos, não possui uma rede de transportes públicos adequada aos seus recorrentes cuidados de saúde. Esta situação veio juntar-se ao encerramento das extensões de saúde de Giões e do Pereiro, à cessação do transporte dos respetivos utentes para o centro de saúde de Alcoutim e à redução do número de profissionais de saúde em exercício, obrigando assim o Município de Alcoutim e as freguesias a afetarem recursos humanos e financeiros para suprir tais lacunas.
Desde outubro de 2013, o Município disponibilizou-se em várias reuniões a celebrar um contrato de comodato das instalações da antiga escola primária, assumindo os custos da sua adaptação às novas funções, bem como a garantir os recursos humanos de apoio necessários, a aquisição de equipamento informático e o transporte dos técnicos de saúde necessários ao funcionamento da Extensão, aguardando, desde março, uma resposta concordante da Administração Regional de Saúde do Algarve. Paralelamente, após o protocolo celebrado com a Cruz Vermelha Portuguesa, de Martim Longo, que assumiu a gestão da Unidade Móvel de Saúde, intensificaram-se as campanhas e rastreios de glicémia, colesterol, tensão arterial e aconselhamento médico. De igual forma, através de acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Alcoutim, é garantida a prestação de serviços de fisioterapia, apoio psicológico e terapia da fala, sob a coordenação dos serviços municipais de ação social.

publicado às 15:38


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D