por Daniel Pina, em 10.09.14
De 5 a 7 de setembro, milhares de pessoas passaram pela Praça dos Pescadores, no centro de Albufeira, para participar na 17ª edição das Festas do Pescador. Num cenário paradisíaco, residentes e turistas desfrutaram do melhor da gastronomia algarvia confecionada pelas associações culturais e desportivas do concelho. Perfiladas no espaço do evento, as várias tasquinhas de comes e bebes rivalizavam nos petiscos, oferecendo pratos típicos da região: Xerém com conquilhas, marisco fresco, choquinhos com tinta, feijoada de búzios, passando pelas deliciosas sobremesas à base de amêndoa, figo e alfarroba, sem esquecer os famosos dom-rodrigos.
Depois de aconchegar o estomago, nada como um pezinho de dança e ninguém se fez rogado, dos miúdos aos graúdos, para bailar ao som da música popular com os vários grupos da região. No primeiro dia, a animação ficou a cargo da Banda Vibrações e no sábado foi noite de folclore com o regresso do Festival de Folclore de Albufeira, que contou com a participação do Rancho Folclórico de Albufeira, Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines, Rancho Folclórico da Casa do Minho em Lisboa e Grupo de Danças e Cantares da Nossa Senhora da Assunção, de Cascais.

Para terminar em grande, foi convidado o artista Carlos Coelho para animar o baile. Sem direito a descansar, os visitantes foram brindados com a irreverência e o bom humor de Serafim e «Môce dum Cabreste», que contagiaram a plateia com muitas gargalhadas.
“Mais uma vez cumprimos a tradição realizando um dos grandes acontecimentos da cidade, que só é possível concretizar graças ao esforço e envolvimento das associações do concelho e de muitos funcionários da Autarquia”, enalteceu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa.