O Município de Albufeira alcançou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Práticas Sustentáveis promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), com o patrocínio da Fundação Vodafone Portugal. O concurso teve por objetivo premiar e dar visibilidade às boas práticas ambientais implementadas pelos Municípios, Concessionários de Praias e Marinas, e outras entidades que de alguma forma estão relacionadas com a gestão e manutenção das zonas balneares e náuticas (com Bandeira Azul atribuída em 2014) que contribuem, desta forma, para a sua sustentabilidade.
O Município participou com o vídeo «Educação Ambiental nas Praias de Albufeira», no âmbito da atividade «O Tesouro dos Oceanos», que esteve a decorrer nas praias do concelho, durante os meses de julho e agosto. Transmitir, de forma lúdica e divertida, conhecimentos sobre o ambiente, nomeadamente sobre a importância dos oceanos e a poluição a que estão sujeitos, consequências no que respeita à vida humana, fauna e flora marinhas e proporcionar novas aprendizagens sobre questões ambientais foi o objetivo da iniciativa que teve uma excelente aderência. «Oceano de Cores» foi outra das atividades de sensibilização que esteve a decorrer, na mesma altura do ano, integrada na referida temática e que incluiu a criação de desenhos e slogans.
Na cerimónia de entrega dos prémios, que decorreu no final de novembro, em Lisboa, foram também distinguidas as praias de S. Rafael, Salgados, Arrifes e Galé Oeste por terem recebido, durante cinco anos consecutivos, o galardão da BAE. Com dez anos consecutivos foi galardoada a praia dos Olhos de Água e com 20 anos, as praias dos Aveiros e Evaristo.