por Daniel Pina, em 20.02.15
O Ciclismo esteve esta quarta-feira, 18 de fevereiro, em destaque em Albufeira. Assim, após a chegada da primeira etapa da 41ª Volta ao Algarve em Bicicleta em frente aos Paços do Concelho, a nova equipa feminina de ciclismo da região apresentou-se ao público. “Somos 13 atletas, de norte a sul do país, unidas pela paixão pelo ciclismo”, afirmou Celina Carpinteiro, uma das mentoras do projeto a par com Orieta Oliveira.
As ex-atletas do Ouribike, que encerrou portas, decidiram pedalar rumo a um novo desafio e formaram a «5 Quinas/Município de Albufeira». “Somos a primeira equipa do género no Algarve e queremos revolucionar o ciclismo feminino, dando a merecida visibilidade às atletas e à cidade de Albufeira“, destaca Orieta Oliveira. “Ambicionamos crescer enquanto equipa e angariar muitas mais praticantes, incentivando as camadas mais jovens à prática da modalidade”, completou Celina, campeã nacional de BTT, bicampeã nacional de estrada e vice-campeã no contrarrelógio. Refira-se que a equipa foi acolhida pelo Clube Desportivo Areias de São João, que passou assim a ter uma secção de Ciclismo Feminino.
Depois da subida simbólica ao pódio da «Algarvia», a equipa teve a sua apresentação oficial no hotel Luna Miramar, na presença dos vários parceiros e patrocinadores da formação.
“Estamos a testemunhar um momento importante ao assistirmos à formação da primeira equipa feminina de ciclismo, que promete fazer história no Algarve, competindo de forma saudável, e levando o nome de Albufeira a outras paragens”, salientou José Carlos Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal. Durante a apresentação, o presidente da Assembleia Municipal elogiou a vontade e o empenho demonstrado pelas ciclistas na criação do projeto.
“Vocês são a prova de que se houver vontade e determinação é possível alcançar um objetivo”, salientou Paulo Freitas, acrescentando:
“A vossa garra irá ser transposta para as provas e estou certo que levarão Albufeira mais além, deixando-nos com um orgulho redobrado quando vos virmos triunfar”.
A equipa conta com diversos apoios, entre eles, o do Município de Albufeira, APAL – Agência de Promoção de Albufeira e Clube Desportivo Areias de São João. As atletas, que ambicionam competir no estrangeiro, realizaram um calendário fotográfico, que está à venda por 15 euros, em diversas lojas de Albufeira e na Internet. Para já, o objetivo é alcançar os melhores resultados no calendário nacional que arranca já em abril com seis provas da Taça, duas do campeonato, o contrarrelógio, a prova de fundo e os grandes fundos, que começam já este sábado, 21 de fevereiro, e contam com a participação de nove das 13 atletas.