Albufeira esteve representada na 27ª edição da BTL- Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu de 25 de fevereiro a 1 de março, na FIL – Parque das Nações. Localizado no stand do Turismo do Algarve, que partilhou com outros concelhos da região, o Município preparou uma programação especial para dar a conhecer as potencialidades do concelho.
No primeiro dia, o destaque foi para a apresentação da 7ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal pela Confraria Bacchus de Albufeira. A Mostra de Vinhos vai ter lugar no Espaço Multiusos (EMA), de 16 a 18 de maio, e irá contar com a presença de cerca de 60 produtores nacionais que se deslocam a Albufeira para promover os seus produtos, que incluem também os queijos, os enchidos e o azeite.
Na quinta-feira, 26, foram vários os momentos que permitiram aos visitantes conhecer melhor o concelho de Albufeira. Ernesto Brochado, membro da Comissão de Moto-turismo da Federação de Motociclismo de Portugal, foi o primeiro a subir ao palco para apresentar o «17.º Portugal de Lés-a-Lés», a maior maratona moto-turística da Europa que terá a meta final em Albufeira, a 9 de junho. “Esta é a segunda vez que terminamos a viagem em Albufeira, neste grande evento de promoção turística do país que, em 2014, contou com 1400 participantes. Todos estes motociclistas ficam a conhecer as localidades por onde passam e regressam com as respetivas famílias aos locais que mais gostaram”, referiu o representante, desvendando o local de partida da edição de 2016: “Albufeira é a cidade eleita para a partida do 18.º Portugal de Lés-a-Lés”.
E porque Albufeira é uma cidade ligada ao mar, a apresentação seguinte centrou-se na divulgação da oferta marítimo-turística existente no concelho, um setor emergente que tem vindo a ganhar cada vez mais expressão a nível local.
“Em 2003, a Marina de Albufeira tinha cinco empresas marítimo-turísticas e cinco embarcações. Atualmente, temos 22 empresas e 50 barcos a operar. Somos a marina a nível a nacional com o maior número de empresas marítimo-turísticas”, divulgou José Massapina, diretor da Marina de Albufeira. Entre as várias atividades proporcionadas pelo setor, destacam-se os passeios às grutas, observação de cetáceos, speed boat ou parasailing. A encerrar a programação do dia, os visitantes foram convidados a degustar com um cocktail a cargo da conceituada unidade hoteleira Vila Joya, que esteve representada por Dieter Koschina. O chef premiado com duas estrelas Michelin deu a provar cinco pratos que fizeram as delícias de quem por lá passou. A acompanhar a ementa, estiveram em destaque alguns dos vinhos da Adega do Cantor (Cliff Richard).
Na sexta-feira, 27, o programa ficou reservado à apresentação da maior Festa do Basquetebol Juvenil nacional, que este ano se realiza em Albufeira pelo quarto ano consecutivo, de 26 a 29 de março. Na competição participam as seleções de todos os distritos do país, num total de 72, constituídas pelas futuras esperanças do basquetebol nacional, rapazes e raparigas com idades entre os 14 e os 16 anos. Para Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa do Basquetebol,
“a Festa do Basquetebol tem um significado muito especial já que vem dar resposta ao anseio de milhares de jovens jogadores da modalidade que, ao longo da época, sonham em vir a Albufeira representar a sua região, conviver e fazer amizades”. Refira-se que esta é uma iniciativa organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol, em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira e com o apoio do Imortal Basket Club, Clube de Basquete de Albufeira e Associação de Basquetebol do Algarve.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira frisou que
“o Turismo é a primeira indústria a nível nacional, aquela que congrega maior atração de riqueza, por isso devemos diversificar a nossa oferta, atualizarmo-nos para oferecer sempre mais e melhor a quem nos visita”. Carlos Silva e Sousa chamou a atenção para a necessidade de se unirem esforços em prol de um objetivo comum:
“Temos todos os ingredientes, em Albufeira, e no Algarve, para sermos bem-sucedidos, mas temos que saber valorizar o que é nosso e sermos complementares uns dos outros”. À semelhança de edições anteriores a participação do Município na BTL contou com a parceria da APAL – Turismo de Albufeira.
“É importante que todas entidades de negócio se unam porque só com o apoio de todos será possível fazer uma Albufeira mais forte, mais dinâmica, para poder receber melhor todos aqueles que nos visitam”, frisou Rui Justo, presidente da APAL.
Entre as inúmeras visitas à área de Albufeira, destaque para a presença do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, ambos recebidos por Carlos Silva e Sousa, o que também é demonstrativo da importância da participação de Albufeira na BTL.