por Daniel Pina, em 24.03.14
A segunda edição do Seminário de Microcrédito juntou na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, cerca de 20 participantes e contou com as intervenções do presidente da Autarquia, Carlos Silva e Sousa, e do presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas. “Albufeira é o Município mais dinâmico a nível regional no que respeita ao empreendedorismo”, afirmou Laura Soares, técnica da ANDC, a oradora principal do II Seminário de Microcrédito «Pequenas Ideias Grandes Negócios».
No primeiro trimestre de 2014, do total de projetos apresentados a nível regional, 40 por cento são de Albufeira. Laura Soares acrescentou que dos 15 projetos em marcha, cinco provêm de Albufeira e estão ligados a diferentes ramos de atividades: uma escola de stand up paddle, uma área de Bungee Jumping, uma loja de materiais de construção, um ATL e a venda ambulante de peixe. O Microcrédito tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito bancário a pessoas que estejam desempregadas, à procura do primeiro emprego, em regime de trabalho precário, e que tenham uma boa ideia de negócio que possa ser concretizada através de um pequeno financiamento.
Refira-se que a ANDC faz a ponte entre os candidatos ao Microcrédito e as entidades bancárias que concedem os financiamentos para os projetos. “Nós avaliamos o negócio, apoiamos na preparação das candidaturas ao pedido do crédito e acompanhamos o posterior desenvolvimento do projeto”, explicou Laura Soares. Através da partilha de experiências de sucesso de microempresários de várias áreas de atividade, o Município de Albufeira ambiciona transformar os testemunhos reais em fonte de inspiração para quem pretende mudar o seu futuro profissional.