Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Albufeira dinamiza projeto de hortas escolares

por Daniel Pina, em 08.04.15
A Autarquia de Albufeira volta a dinamizar o projeto «Hortas Escolares – Escola com vida», pelo segundo ano consecutivo, com o objetivo de proporcionar às crianças do 1.º ciclo e do ensino pré-escolar do concelho a oportunidade de planearem e cuidarem de uma horta como parte do seu currículo escolar. Implementado no ano letivo de 2013-2014, este projeto foi abraçado por 13 estabelecimentos escolares (JI e EB1 Albufeira n.º2, JI e EB1 Correeira, JI Ferreiras, JI Paderne, JI Vale Carro, JI e EB1 Vale Pedras, JI Vale Rabelho, JI Guia, EB1 Albufeira n.º1 – Av. Do Ténis, EB 1 Caliços, EB1 Sesmarias e EB1 Brejos), envolvendo atualmente 1425 alunos. “O valor da agricultura está a tomar novo rumo nas nossas escolas, as crianças veem o seu espaço «horta» como uma atividade indispensável no seu dia-a-dia, pois para além de ser um espaço lúdico que lhes permite relaxar, incute-lhes o sentido de responsabilidade. Manter a horta a produzir é um objetivo a cumprir”, explica José Carlos Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da Educação.
Cada escola tem autonomia para escolher o que pretende plantar e semear, sendo que os alimentos mais comuns variam entre leguminosas, vegetais e plantas desde amendoins, tomates, pimentos, morangueiro, plantas de chá e aromáticas, entre muitas outras. Este ano letivo, o município incentivou a comunidade escolar a introduzir a couve, alface, ervilhas, salsa e coentros, alguns deles em semente para que os alunos possam participar na sua germinação, observar e estudar o seu crescimento. “O desafio deste ano é a autossubsistência, reaproveitar as sementes das hortícolas e leguminosas da horta para germinação das suas próprias sementeiras e foi com grande satisfação que, mesmo após a interrupção do verão, regressámos às escolas e verificámos que as hortas continuam a produzir”, destacou José Carlos Rolo, adiantando que duas novas árvores de fruto foram oferecidas pela Câmara Municipal. “Cada escola recebeu uma pereira e um diospireiro, como símbolo do conhecimento e da vida, para que deem continuidade a este projeto, visto por muitos professores e educadores como a parte prática de consolidação de temáticas abordadas na sala de aula”.
Este projeto é acompanhado por uma equipa de técnicos municipais, que visita regularmente os estabelecimentos de ensino para dar assistência e ajudar a resolver qualquer situação relacionada com a horta. A Câmara Municipal de Albufeira fornece o material necessário – kit de criança e adulto (ancinho, enxada, pá e regador) - prepara o terreno, já com o composto natural fornecido pela Algar, e contribui com algumas plantas e sementes. Depois, mãos à obra. Os cuidados essenciais da horta são da responsabilidade da escola que, geralmente adota um método de escala para que todas as turmas possam tratar da horta. Após a colheita, os alimentos são confecionados no refeitório da escola para que as crianças os possam saborear e ver o resultado do seu esforço. 

publicado às 18:19


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.10.2015 às 06:17

Parabéns pela excelente iniciativa!
Hajam mais

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D