O Município de Albufeira vai assinalar a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus, a 17 e 18 de maio, com um programa que inclui música, visitas orientadas e fotografia.
As comemorações começam a 17 de maio, pelas 17h, com um concerto no Castelo de Paderne a cargo da Associação Música XXI, que apresenta o trompetista Albano Neto e o grupo Al-Fanfare, que dá som a instrumentos de sopro e percussão numa viagem por músicas de outras épocas e origens. O evento insere-se se no Programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVam), da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Algarve, que tem como objetivo promover, divulgar e valorizar o património cultural da região.
Ainda no sábado, 17, o horário de funcionamento do Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira será alargado (das 14h às 24h) para que os turistas e residentes possam visitar este espaço cultural. Pelas 20h têm início as visitas orientadas à exposição temporária «Pioneiros do conhecimento científico do Algarve», que dá a conhecer ao público algumas das personalidades que se destacaram a nível regional desde os finais do século XVIII até ao século XX.
A 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, o Município realiza um Passeio Fotográfico, entre as 9h30 e as 12h30, que começa no museu e estende-se à zona envolvente (baixa da cidade), de forma a estabelecer as conexões entre as coleções e o território. Refira-se que o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para celebrar a data em 2014 foi «Museus: coleções criam conexões», com o intuito de recordar que estes espaços são instituições vivas que ajudam a criar laços entre visitantes, gerações e culturas em todo o mundo.