Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Albufeira celebra 40 anos de abril

por Daniel Pina, em 18.04.14


A homenagem ao dia mais emblemático de 1974 começa no dia 24, pelas 10h, com a apresentação da exposição de trabalhos «O Nosso Abril», realizada por 18 turmas de diversas escolas do concelho, desde o ensino pré-escolar ao secundário. O evento terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, seguindo-se uma visita à exposição patente no hall de entrada do edifício da Câmara Municipal de Albufeira, que se prolongará até 16 de maio.
Pelas 18h, a Autarquia dará a conhecer os fundamentos do «Orçamento Participativo Albufeira 2015», um dos principais instrumentos da democracia participativa portuguesa. Este orçamento é um processo de gestão partilhada entre a Câmara Municipal e a população, que se traduz na participação de todos os munícipes nas políticas governativas locais.
Na data em que se celebra o 40.º aniversário do Dia da Liberdade, Albufeira irá acordar ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne, enquanto se hasteiam as bandeiras no Largo dos Paços do Concelho, pelas 9h30, e se assiste à Guarda de Honra realizada pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira. Este momento solene será celebrado em todo o concelho, nos edifícios das Juntas de Freguesia de Albufeira, Guia, Paderne, Ferreiras e Olhos de Água.
As celebrações continuam tarde adentro, com a 4ª Etapa do Campeonato dos Golfinhos, nos Campos Sintéticos de Albufeira. Os Golfinhos são escalões onde ainda não existe atividade competitiva federada, pelo que as crianças treinavam apenas nos seus clubes. Com esta iniciativa, existe a oportunidade de motivar ainda mais os minicraques para a prática desportiva, numa prova composta por seis jornadas e que resulta da parceria entre o Município e os clubes do concelho.
E do Desporto passa-se à solidariedade, com a celebração do 16.º aniversário da Associação Sociocultural e Recreativa da Terceira Idade de Albufeira (ASCRATIA), que reunirá na sua sede social, na freguesia de Ferreiras, a partir das 17h, dezenas de associados e convidados para uma confraternização. A ASCRATIA tem como principal objetivo proporcionar momentos de convívio e amizade entre os idosos, evitando situações de isolamento e desenvolvendo atividades onde todos possam partilhar experiências. Este projeto social contou, desde o primeiro momento, com o apoio da Autarquia que para além de apoiar as várias iniciativas da associação, cedeu o terreno e disponibilizou verbas para a construção da atual sede.
De regresso aos Paços do Concelho, o Salão Nobre acolhe, às 18h, a Sessão Solene «Albufeira e os 40 anos de Abril», com o intuito de analisar o impacto da Revolução de Abril de 1974 no processo democrático de Albufeira. Para isso, a Autarquia convidou cada líder de bancada dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Albufeira a discorrer, durante 10 a 15 minutos, sobre esta temática. Seguir-se-á um período de debate com uma duração aproximada de 30 minutos.
Às 20h30, é hora de relaxar e apreciar as paisagens noturnas da cidade nas «Caminhadas ao Luar» que, neste dia, realizam uma edição especial dedicada ao 25 de Abril. O local de partida e de chegada será no Largo dos Paços do Concelho. A partir das 21h, o Auditório Municipal abre as portas ao espetáculo «Pedaços de Abril», que junta em palco os artistas José Praia e Aquaviva e o Grupo de Cantares da Casa do Alentejo em Albufeira.

publicado às 11:30



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D