Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






A Biblioteca Municipal de Silves tem vindo a desenvolver regularmente, aos fins-de-semana, nos meses de janeiro a Maio e no âmbito do projeto plurianual «A minha Freguesia a Ler+» e das práticas de voluntariado de leitura a ele associadas, várias ações de sensibilização e animação da leitura nas freguesias do concelho. Cerca de 190 pessoas (públicos adulto e sénior) já participaram nestes encontros delineados em parceria com as Juntas de Freguesia, instituições privadas de solidariedade social e meio associativo, contando ainda com o apoio do Sector de Ação Social do Município de Silves (neste caso através do projeto «Polos de Educação ao Longo da Vida»).
As sessões, que decorrem em ambiente informal, descontraído e em interação com o público (estimulando aspetos/valores fundamentais como a sociabilização e a cidadania através da cultura), têm procurado levar os livros e a literacia a locais onde o acesso a estes conteúdos se revela, por razões várias, mais problemático e irregular. Nas ações participaram os voluntários Ana Santório, Manuel Caetano, Octávio Silva, Ana Cristina Maia, Maria Luísa Cabrita, Afonso Fernandes, Luís Ricardo, Isabel Silva, Merícia Estêvão (e seu neto), José Negrão, Paula Torres, Sónia Pereira, Paulo Pires, Ana Paula Baptista e José Paulo Vieira. Ao longo destes meses foram lidos textos (poemas, prosa, letras de canções) e divulgadas obras de autores como Afonso Cruz, António Pereira, Mário Henrique Leiria, Gonçalo M. Tavares, António Aleixo, José Saramago, José Gomes Ferreira, Eugénio de Andrade, José Fanha, Tim Burton, Patrick Süskind, Bertolt Brecht, entre muitos outros, além de literatura oral tradicional (poesia e contos populares).
O projeto vai prosseguir nas várias freguesias do concelho (com pausa em julho e agosto), procurando contemplar novos públicos e divulgar autores e livros portugueses e estrangeiros de qualidade, levando-os mais perto da população. Assim, no dia 24 de maio será a vez da Santa Casa da Misericórdia de Armação de Pêra acolher mais uma sessão e, em junho, haverá duas sessões: no dia 15, pelas 16h, na Associação das Comunidades de Tunes; e no dia 20, pelas 16h, no Pólo de Educação ao Longo da Vida de Armação de Pêra (no âmbito do aniversário do Pólo).

publicado às 10:50



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D