Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




63ª Festa de Alcoutim com balanço positivo

por Daniel Pina, em 16.09.14


Alcoutim recebeu a sexagésima terceira festa anual da vila, com o evento a arrancar, no dia 12 de setembro, com as cerimónias comemorativas do Dia do Município, e a terminar na madrugada de 15 de setembro com a discoteca no cais. Marcada pela diversidade, a festa aglomerou uma panóplia de atividades de cariz lúdico e desportivo e concertos que fizeram as delícias dos milhares de visitantes que por lá passaram.
O primeiro dia de festa, coincidindo com o feriado do Município, foi marcado pela inauguração do edifício dos Paços do Concelho, presidida pelo Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, e pela realização de uma sessão solene onde foram atribuídas distinções a personalidades que, apaixonados pela terra onde nasceram ou onde residiram, deram, ao longo da sua vida, o seu contributo para o desenvolvimento e enriquecimento do concelho de Alcoutim. A data comemorativa foi ainda assinalada pelo içar da bandeira, na Praça da República, acompanhada pela Banda Filarmónica de Castro Marim. A noite foi marcada pela atuação do grupo musical MJ e pela atuação de José Malhoa. Já a madrugada contou com a presença dos dj´s Royal Piress e Nuno Martim.
No sábado, as festividades começaram com o tradicional jogo de futebol internacional Alcoutim – Sanlúcar, onde a equipa da casa goleou quatro bolas a uma a equipa vizinha. O fim da tarde foi marcado pela animação de rua com La Banda de Brallan. Aquela que, como habitualmente, é a noite com maior afluência de visitantes, teve como cabeça de cartaz a banda Anjos, a que se seguiu o tradicional espetáculo de fogo de artifício aquático no Guadiana. A discoteca no Cais contou com a presença do dj FM e do dj Zoon. Na sexta-feira e no sábado, a entrada no recinto da festa teve um custo simbólico de um euro, tendo o total das receitas revertido a favor do Teatro Experimental de Alcoutim.
No último dia de festa, domingo, a tarde foi assinalada pelas tradicionais atividades desportivas no rio Guadiana, que obtiveram este ano um número superior de participantes. A travessia do Guadiana a nado, a apanha do pato e o pau de sebo, são das atividades mais aclamadas da Festa de Alcoutim. A noite teve como cabeça de cartaz a banda algarvia Iris, que animou os presentes com os seus temas originais. Para encerrar o evento foi servido o já tradicional cacau no rio, após a atuação dos dj´s Nuno Martim e Zoon na discoteca do Cais.

publicado às 10:27



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D