por Daniel Pina, em 29.10.14
A Mexilhoeira Grande vai estar em festa no próximo sábado, 1 de novembro, data em que será assinalada a passagem do 15.º aniversário de elevação à categoria de vila desta localidade do concelho de Portimão. Do programa das comemorações destaca-se a inauguração oficial do painel de azulejos alusivo à efeméride, situado no cruzamento da Mexilhoeira Grande junto à EN 125, e que resultou de um concurso de ideias em que participaram os jovens alunos dos estabelecimentos de ensino da freguesia.
A cerimónia está marcada para as 15h30 e contará com a presença de Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, e de José Vitorino Nunes, presidente da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, entre outras personalidades, seguindo-se visita à sede da Associação Grão de Areia e inauguração oficial do Centro Etnográfico da Mexilhoeira Grande, primeiro espaço cultural da vila, onde pode ser apreciada até 2 de novembro a exposição de pintura «A Traça da Vida», da artista local Manuela Silva. As comemorações incluem ainda outros momentos altos e têm início na noite de 31 de outubro, com a atuação do polo da Mexilhoeira Grande da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve, num espetáculo marcado para as 21h30 na Sociedade Recreativa Figueirense, com entrada livre.
No dia 1 de novembro, entre as 9h e as 12h30, a piscina do Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande estará aberta ao público em geral, havendo ao longo da manhã diversas atividades desportivas no Complexo Desportivo. Na tarde, a partir das 17h, realiza-se o tradicional magusto popular, com participação do Rancho Folclórico da Figueira e o Grupo de Cantares da Aldeia de S. José de Alcalar, encerrando a programação com a peça de teatro «Amor Meu», pelo Teatro Sénior de Portimão, num espetáculo de entrada livre marcado para as 21h30 no Centro Pastoral Paul Roth.